PHP Orientado a Objetos na Prática — Configurando o Banco de Dados

Continuando a série PHPOO na Prática, vamos configurar nosso banco de dados e baixar a classe ConnectionMSi, para gerenciar a nossa conexão.

Supondo que você já tenha instalado o XAMPP, acesse o phpMyAdmin pelo endereço http://localhost/phpmyadmin/ para criarmos nosso banco de dados. Clique na aba “Base de Dados” ou “Database” em inglês, na nova página carregada basta inserir o nome do banco e escolher o tipo de codificação de caracteres, eu recomendo “utf8_general_ci”.

 

 

Agora no diretório onde o XAMPP foi instalado, procure a pasta “htdocs“, caso você esteja usando WAMP o nome da pasta pode ser “www” ou “public_html“. Baixe o ConnectionMSi e coloque na pasta  /lib/class/ do nosso projeto.

O próximo passo é criar um arquivo que instancie essa conexão. Vamos criar um arquivo chamado  config.php, nele vamos configurar o Autoload para carregar nossas classes automaticamente. E também realizar a conexão com o banco de dados. Após isso salve o arquivo no diretório  lib do nosso projeto. Então ficará assim:

Agora crie o arquivo  index.php e salve na pasta raiz do nosso projeto, nele vamos incluir o arquivo  config.php e rodar pra ver se não vai ocorrer nenhum erro. Ficando assim nosso arquivo:

Caso você tenha feito tudo correto até aqui, nenhum erro ocorreu, então vamos agora criar uma tabela para verificar se realmente nossa conexão está correta. Crie a seguinte tabela e registros:

Agora vamos escrever mais algumas linhas de código no nosso arquivo  index.php. Deixando o nosso arquivo da seguinte forma:

Note que ali realizamos a execução de um método  Select na variável $con que foi definida lá no nosso arquivo  config.php. O método retorna o objeto mysqli_result do PHP (para mais detalhes consulte o manual) ao rodar nosso script no navegador, deverá ser apresentado todos os nosso registros da tabela usuarios  que acabamos de criar. Para mais detalhes dos métodos da classe ConnectionMSi você pode consultar a documentação aqui no blog ou no próprio repositório do GitHub.

Os arquivos dessa aula estão disponíveis no GitHub.

Deixe seu cometário, suas dúvidas, opiniões e sugestões para o blog. Se inscreva em nosso canal do YouTube e compartilhe com aquele seu amigo que vive dizendo que vai começar a programar orientado a objetos mas nunca coloca em prática.

Valeu pessoal e até a próxima onde vamos explorar mais a classe ConnectionMSi.

Carlos Amaral

Programador, entusiasta da tecnologia, admirador da cultura japonesa e cristão protestante. Nascido em Porangatu interior de Goiás, cursou Sistemas de Informações tendo que abandonar na metade para uma mudança geográfica. Veio parar em Joinville - SC, capital da dança, onde atualmente está trabalhando com programação web e constituindo família.